segunda-feira, 1 de novembro de 2010

X Mercado Cultural

De 26 de novembro a 05 de dezembro, a região do Médio Rio das Contas, no interior do Estado da Bahia, e Salvador, capital do Estado receberá a 10ª edição da Mercado Cultural, iniciativa que busca um aprofundamento da sua missão histórica de reflexão e ação, troca de experiências e difusão de ideias e projetos.


Com o tema Utopias para um futuro presente, o evento pretende promover a construção de espaços para o exercício da criatividade; a criação de momentos de convívio; o trabalho coletivo e participativo; o vínculo cooperativo entre comunidades de diversas regiões; a valorização da diversidade cultural e da biodiversidade; o respeito ao conhecimento e estéticas de diferentes culturas; o diálogo entre a tradição e a contemporaneidade; e a ênfase na educação e nos processos de crescimento de indivíduos e grupos através do trabalho em rede.



A programação reúne mostras artísticas, incluindo música, dança, teatro, artes visuais conferências, encontros, workshops e a Feira de Artes, Artesanatos e Projetos. O evento recebe participantes de diversas partes do mundo, interessados em conhecer uma produção autoral de alta qualidade e discutir as novas perspectivas culturais. A ideia central é a de promover a diversidade cultural apresentando uma seleção qualificada e facilitando a sua visibilidade e distribuição. Entre os artistas participantes, podemos citar, Titane (MG), Tulipa Ruiz (SP), Egberto Gismonti e a Orquestra Pro-Arte (RJ), Baiana System (BA), Tigana (BA), Dj Tudo (SP), Carmen Souza (Cabo Verde), Noreum Machi (Coréia), Matthias Loibner(Austria), Oudaden (Marrocos) e Coetus (Espanha).



Dando sequência a edição anterior, o Mercado amplia suas atividades a outros espaços e lugares, visando o incentivo e a divulgação da produção artístico-cultural. Saberes e fazeres da cultura popular estarão dialogando com metodologias de diversas origens e nacionalidades, compondo um sofisticado currículo vivo, embasando as ações presentes e futuras do Mercado Cultural.



O projeto já iniciou no interior da Bahia, nos dias 26, 27 e 28 de novembro, no município de Ibirataia com apresentação de grupos regionais, nacionais e internacionais. Segue em caravana por outros municípios (Boa Nova e Vitoria da Conquista) e chega a Salvador no período de 02 a 05 de dezembro num encontro internacional, com conferências e espetáculos. A circulação nacional acontece no Rio de Janeiro e São Paulo, no período entre 07 e 08 de dezembro.



Na passagem pelo interior da Bahia, os participantes poderão vivenciar experiências de trabalho coletivo como a acolhida comunitária, que propõem a hospedagem em casas de família, onde grupos de trabalho reunindo indivíduos e associações se somaram na organização das feiras, mostras artísticas, exposições, trilhas ecológicas, como parte do processo de construção de um plano de gestão participativa para a região.



Expositores e participantes interessados ainda podem se inscrever preenchendo a ficha de inscrição on-line, ou, se preferir, enviar os dados do formulário para o endereço de e-mail feira@mercadocultural.org até o dia 15 de novembro de 2010 para expositores. Da mesma forma as inscrições para participantes poderão ser feitas através formulário ou/e também na abertura do evento dia 02 de novembro de 2010 no próprio foyer do Teatro Castro Alves. A reserva dos expositores será confirmada até dia 20 de novembro por e-mail. Para mais informações, acesse http://www.mercadocultural.org/

Nenhum comentário:

Postar um comentário