segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Alagoas destacou-se na Feira Música Brasil 2010 em Belo Horizonte


Há três anos o Governo Federal, através do Ministério da Cultura, vem realizando a Feira Música Brasil (FMB) com o objetivo de desenvolver a música no país como negócio e não só como manifestação artística. E assim foi nas duas edições anteriores ocorridas em Recife (PE) e nesta edição realizada em Belo Horizonte (MG), e mais uma vez Alagoas se fez presente.


Diversos segmentos que trabalham com música no estado foram representados nesta FMB, tais como: archetiers (produtor de arcos para violinos); luthiers (instrumentos musicais produzidos artesanalmente; web designers; produtores; projetistas de iluminação e músicos. A caravana de Alagoas participou da feira graças a uma parceria entre Funarte, Secretaria de Cultura de Alagoas, Sebrae-AL e a Cooperativa da Música de Alagoas (COMUSA). Alagoas teve o seu estande como o mais visitado e mais bem representado dentre os participantes. No espaço encontrava-se instrumentos musicais, CDs, DVDs, e uma mostra de trabalhos de web designers. Artistas como Lenine, B Negão e Sandra de Sá passaram pelo estande e elogiaram bastante a iniciativa do estado.








A FMB foi realizada em vários pontos da cidade de Belo Horizonte, mas a sede da Funarte, localizada no bairro de Floresta foi o centro de tudo, onde aconteceram os shows de grande porte, a rodada de negócios, as palestras, o espaço Estúdio Petrobras, e a feira, propriamente dita, que este ano deixou a desejar pelo pífio número de estandes e, consequentemente, de negócios, já que não haviam estandes especializados em instrumentos, livros e demais serviços, como aconteceu em edições anteriores.



Foram diversos shows nestes cinco dias do evento, onde se destacaram: Gilberto Gil; o show de Andreas Kisser (da banda Sepultura) com convidados como Lenine, Henrique Portugal, do Skank, Flávio Venturini dentre outros; Otho e convidados; e Rita Ribeiro, todos no palco principal, o Palco FMB, que levou um público médio de 30 mil pessoas.


Outro palco localizado na FUNARTE, que sediou a FMB, foi o Estúdio Petrobras, onde existia uma banda-base com guitarrista, baixista, tecladista e baterista, e todos tocavam mais de dois instrumentos, e onde cada pessoa ou banda se inscrevia e poderia subir ao palco cantar uma música, que era gravada, juntamente com o vídeo para posterior disponibilização no site da empresa. Este espaço tornou-se o mais freqüentado da FMB, pela democratização do palco. Em média foram 30 apresentações neste palco, durante 10 horas por dia. “Todo esse material gravado estará a disposição no site da Petrobras a partir de 15 dias após o término da feira”, explicou Liss Vedoato, uma das produtoras do Estúdio Petrobras que também contou com a participação de Alagoas com a apresentação, primeiro do cantor e guitarrista Fred Melo e depois num grupo formado pelo próprio Fred, Naldinho, Gustavo Cabús, da banda $ifrão, e por Kéu, da Orquestra de Tambores.





Para o músico Naldinho, da COMUSA, o saldo foi bastante positivo: “A realização da oficina de preparação para FMB/10 contribuiu com a postura profissional dos participantes de Alagoas. Percebi a mobilização de Alagoas para a FMB/10, confirmando o caminho sustentável que estamos trilhando, com cuidado e agregando diferentes agentes, que demonstraram seriedade na feira, procurando interagir com artistas, empresas, produtores de outras localidades na tentativa de fazer escoar a produção musical de Alagoas”, explicou o músico.

Outro participante da feira, foi o músico Fred Melo, da banda Fator 4: “Para nós da família FATOR 4 o resultado foi bem mais do que o esperado, pois a Feira Música Brasil ofereceu ambiente singular e muito rico para o músico empreendedor negociar seu talento em seu espaço para encontro de negócios, onde os músicos tiveram a oportunidade de sentar frente-a-frente com grandes empresas e poder negociar de uma forma direta e aberta com todos eles. Isso sem falar nas palestras, oficinas e sua programação variadíssima dos palcos. A Feira Musica Brasil é para o músico uma porta aberta para o mercado nacional e internacional, sem sombra de duvidas. E como não poderia ser diferente, estou muito satisfeito com o resultado obtido e confiante no que virá pela frente depois das sementes que plantei nesta feira. Gostaria de agradecer a Funarte, o Governo do Estado de Alagoas e ao Sebrae-AL pela oportunidade oferecida, pois o apoio deles foi fundamental para a nossa participação da Feira”, finalizou.




Segundo Naldinho: “a feira com apenas três anos em que é realizada ainda é uma criança, mas que aponta para um futuro promissor. Nessa edição a participação de agentes internacionais foi muito positiva, e o intercâmbio cultural, foi um ponto forte na FMB/10, além dos painéis onde discutimos rumos para a música produzida no Brasil. Nessa edição um dos momentos mais importantes foi o encontro do Fórum Nacional de Música e a oficialização da Federação das Cooperativas de Música do Brasil, bem como a integração da Associação Brasileira de Educadores Musicais ao Fórum Nacional de Música, que teve como representante a sua presidente a Profª. Drª. Magali Kleber. Acho que a FMB precisa avançar no processo de curadoria, na abrangência dos Stands, praça de alimentação e divulgação da própria Feira”, concluiu.



Ainda não foi divulgado onde será a próxima edição da FMB, mas fica a certeza que a música vem se fortalecendo e se impondo cada vez mais como negócio, e Alagoas vem se destacando pela diversidade artística e pelos serviços oferecidos neste segmento e tem tudo para mais uma vez se destacar, com mais capacitação e desenvolvimento de folheteria para este fim.

Um comentário:

  1. Valeu Keylersim, valeu mesmo. Gostei muito do relato da experiência de vocês na Feira Musica Brasil 2010. Parabéns a todos os participantes que tanto abrilhantaram a presença de Alagoas nesse evento. Vamos em frente, não podemos perder o fio da meada. Catarina de Labouré

    ResponderExcluir