quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Fator 4 prepara CD com participação de Léo Maia, filho de Tim Maia



A Fator 4, banda alagoana com um pouco mais de 4 anos de formada, lançou no ano passado seu primeiro CD “Amor e Ódio” e conquistou a admiração e respeito de milhares de internautas mundo afora. Com um trabalho autoral, ou seja, de composições essencialmente, próprias, a banda não consegue apresentar-se muito por aqui, por falta de espaços para sua música, que apesar de ser um pop rock altamente pulsante e comercial, ainda não é bem digerida em terras alagoanas, mas o que não tira o ânimo da moçada: Fred e Hugo, nas guitarras e vocais; na bateria está o Junior e no baixo e voz principal, Marcos Romão.










Com uma imensa rede de contatos via internet, a banda vem gravando seu segundo CD, que foi contemplado pelo Prêmio de Incentivo à Produção CD e/ou DVD entregue pela Secretaria Estadual de Cultura de Alagoas este ano, e pela grande rede obteve uma grata e surpreendente declaração de apoio, como explica o guitarrista Fred: “Através do Myspace uma cara deixou uma mensagem de apoio para a banda. Resolvemos entrar em contato afim de confirmar de que se tratava realmente do Léo Maia, e para a nossa surpresa era ele mesmo.


Trocamos ideia por telefone e para a nossa surpresa ele se colocou a disposição para o que a gente precisa-se em Sampa. O convite surgiu de forma espontânea, ele comentou que estava com um trabalho para terminar e que se a gente tivesse músicas mandasse para ele, e assim fizemos. Ficamos tão perplexos com o pedido dele que demoramos 35 dias para mandar, resultado, ele recebeu 5 músicas nossas, mas não deu tempo de entrar no disco dele. Ele gostou muito da música "A culpa" que inicialmente se chamava "BUZU". Resolvemos então convidá-lo para participar em nosso disco, colocando a voz nessa mesma música, ele de cara aceitou e nos convidou para gravar em São Paulo com ele nos Estúdios MOSH (O maior estúdio da América latina)”, finalizou.




A banda gravou as bases de guitarra e baixo da música “A culpa” e então Fred e Marcos, foram à São Paulo para gravar com Léo, graças a uma ajuda de amigos que arrecadam dinheiro para ajudar na compra das passagens aéreas. A dupla ficou três dias na capital paulista, na companhia do próprio Léo Maia e de músicos da banda gaúcha DeFalla.







O novo CD, ainda sem título definido, deverá ser lançado em março de 2011, mas até janeiro o vídeoclip da música “A culpa” será lançado pela internet, como conversamos com Fred:

- Do que se trata a música "A culpa"?


FRED - A música nasceu de um fato polêmico neste país, " O desemprego". Quem anda de ônibus certamente já ouviu parte deste texto que a música relata, onde garotos de rua sobem nos ônibus com suas caixinhas de balas, doces, canetas, brindes em geral e começa um textinho decorado que diz assim... "Alô galera do buzu, vamos fazer um acordo, eu digo boa tarde e vocês respondem pra eu não passar vergonha...boa tarde gente. A razão de eu estar aqui é a de milhares de brasileiros, o desemprego!! Em vez de está fazendo o que não presta, estou aqui vendendo essas maravilhosas balas..." O tom é meio ameaçador, e a gente sempre se perguntava: "E a culpa é de quem por isso acontecer??" A busca pela resposta, foi assim que nasceu a música.



- Como foi a experiência de gravar no Mosh?


FRED - Uma das melhores experiências musicais que já tivemos, foi como se sentir por alguns instantes de igual para igual com os grandes nomes da música do Brasil e do mundo.
O estúdio dispensa comentários, pois ele tem tudo o que o musico precisa para produzir o melhor de si em ambientes totalmente preparados para isso!! Só para se ter uma breve ideia de quem utiliza o Mosh: Roberto Carlos, Roupa Nova, Djavan, Caetano Veloso, Rita Lee, Zelia Duncan, Leila Pinheiro, Zezé di Camargo e Luciano e muito mais. Como poderíamos nos sentir diante disso??? Estamos felizes com o resultado desta gravação, pois como diz o Leo Maia: "Isso é pura energia". E foi neste clima de pura energia e magnetismo que registramos este trabalho com o Leo, tudo na mais perfeita harmonia. Através desta gravação surgiram novos fatos, encontramos o pessoal do DeFalla (Flavio Flu-baixista e Castor Daudt- guitarra e voz) e aproveitamos para mostrar a eles a gravação de "Não me mande flores" que fizemos uma releitura em nosso disco, e foi também outro grande momento desta viagem a São Paulo, pois além de recebermos a autorização dos autores desta música pessoalmente, eles ainda gravaram um depoimento para nós em vídeo, foi show de bola, melhor impossível!!!

Um comentário:

  1. Olá, somos fãs do Leo Maia, e adoramos o post. Publicamos em nosso blog para divulgação com sues devidos créditos. Se puder dê uma passadinha lá.
    Obrigada. Mayara

    ResponderExcluir