quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Bom humor no carnaval - Paripueira vive clima do concurso de carnaval para escolha de sua “Miss Paripueira”



A cidade de Paripueira, localizada no litoral norte de Alagoas, há 27 quilômetros de Maceió, está em polvorosa por causa das inscrições para o “Concurso de Fantasia Miss Paripueira (a Sabiá) - Soltando o Riso” que já teve seus primeiros candidados inscritos e, como esperado, de ambos os sexos. Segundo a Casa da Cultura de Paripueira (ABEVILA) já são 10 inscritos com idades de 16 a 25 anos. Para o estudante Rogério Lins, o importante é "participar da brincadeira, relembrando uma pessoa de quem muito se fala, que é a Miss Paripueira, e se der para ganhar algum prêmio, melhor ainda", explicou. Já para a servidora pública, Analice Oliveira, “A Miss Paripueira já faz parte do foclore alagoano e estou feliz de ver que minha cidade está resgatando sua história através deste concurso”.


O concurso é uma iniciativa do Ponto de Cultura Casa da Cultura de Paripueira (ABEVILA) com o objetivo de homenagear e resgatar a memória de Ambrosina Maria da Conceição, a Miss Paripueira, além de trazer de volta o bom humor e brincadeira ao carnaval da cidade. Falecida em 1998, sua imagem é uma referência para o concurso com todo seu despojamento e com acessórios e alegorias típicos dela, e será realizado no dia 13 de fevereiro, no Paripueira Praia Clube, às 15h, na abertura do carnaval 2010.




Segundo Juan Maurer, um dos organizadores do Concurso: "Temos recebido diversos telefonemas e e-mails nos parabenizando pela iniciativa do concurso e com várias histórias da Miss. O carinho com que as pessoas falam dela é impressionante... acho que faremos um grande carnaval e um concurso melhor ainda", finalizou.

Qualquer pessoa, homem ou mulher, com idade mínima de 15 anos, pode participar. Inscrições gratuitas na Casa da Cultura de Paripueira ocorrerão até 10 de fevereiro, às 15h. A premiação constará de vários prêmios, troféus e a faixa de Miss.

No dia do concurso, também terá um grande baile carnavalesco com orquestra de frevo se apresentando no clube e a entrda será gratuita.



REGULAMENTO


1-O objetivo do concurso é homenagear e resgatar a memória de uma das maiores figuras de Paripueira e de Alagoas, além de trazer de volta o bom humor e brincadeira ao carnaval da cidade. O concurso terá a tônica da miss, com todo seu despojamento e com acessórios e alegorias típicos dela.


2-O concurso é destinado a homens e mulheres, com idade mínima de 15 anos.


3-O inscritos no concurso deverão está caracterizados com acessórios e alegorias típicas da MISS PARIPUEIRA (SABIÁ).


4-O concurso será realizado no dia 13 de fevereiro, no Paripueira Praia Clube, às 15h, na abertura do Carnaval 2010.


5-PREMIAÇÃO.


1º LUGAR-Grade de Cerveja + Almoço para 2 pessoas no Restaurante Mar e Cia + Troféu


2º LUGAR-Grade de Cerveja + Almoço para 2 pessoas no Recanto da Gaúcha + Troféu


3º LUGAR-Grade de Cerveja + Troféu








Um pouco de história:
Miss Paripueira – de beata a símbolo de uma
originalidade infinita





O Acervo do pesquisador Valter Lima, traz algumas histórias contadas pelo Professor da UFAL, Luciano Padilha:


Nesse cenário de filme de sessão da tarde vivia uma personagem psicodélica “Ambrosina Maria da Conceição”. Ela fazia-se de beata e percorria as ruas do povoado, sobretudo nas praias aos domingos e feriados, conduzia uma bandeja de flores, onde repousava uma imagem de uma santa. Pedia espórtulas para a infindável “novena” que realizava em sua casa, em louvor à santa. Para justificar o pedido das espórtulas e promover a realização da “novena” ela enfeitava o frontispício de sua modesta casa com bandeirolas de papel de seda.


Por onde a beata passava os meninos gritavam: sabiá, sabiá! Então ela enfurecida, reagia com violência procurava atingir os meninos com uma sombrinha, esquecia da santa, que muitas vezes caia da bandeja. Um domingo de carnaval quando ela estava na praia pedindo espórtulas, várias jovens inospitamente perguntaram se ela não queria ser miss. Ela ficou satisfeita com a proposta e respondeu afirmativamente, imediatamente as jovens improvisaram uma fantasia com a faixa de Miss Paripueira e uma coroa, a colocaram em um jipe sem capota que seguia o caminhão da orquestra. Foi aclamada miss durante todo o percurso do corso. E daí por diante, deixou de ser beata e passou a ser Miss Paripueira.



Como entendeu que seria muito assediada pelos seus “admiradores”, dada à condição de Miss, passou a proteger sua virgindade (?) usando várias peças íntimas que se sobrepunham. Apaixonou-se por uma personagem de uma novela Antônio Maria, o qual esperou para casar até o último dia de sua vida. A Miss Paripueira foi eternizada num filme do cineasta alagoano José Márcio Vieira Passos: “Meu Nome É Miss Paripueira” (1978), exibido no IV Festival de Cinema Brasileiro de Penedo. Hoje todos que conheceram a Miss Paripueira abrem um sorriso quando seu nome é lembrado.


A sedução da Miss Paripueira estava nas suas criações ousadas: peruca, longo, bolsa, brincos, colares e sempre óculos escuros enormes. Era um desfile do guarda-roupa que acumulava ao longo do tempo, doado por veranistas alagoanas “chiques”, seus modelitos não eram repetidos, sua originalidade era infinita. Uma estética “naif-fashion”, encantava pela extravagância. Foi durante anos personagem dos verões alagoanos do Litoral Norte.


Concurso de Fantasia Miss Paripueira (a Sabiá) Soltando o Riso, dia 13 de fevereiro, na abertura oficial do Carnaval.


Uma realização da Casa da Cultura de Paripueira (Abevila) com apoio da Prefeitura Municipal.



Informações: (82) 9311-4664

Nenhum comentário:

Postar um comentário