segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Teatro Deodoro - reforma segue e cronograma para reabertura é mantido




Após um pouco mais de dois anos fechado, o prédio do Teatro Deodoro é um verdadeiro canteiro de obras, tudo para deixá-lo neste ano do centenário mais seguro e moderno, mas mantendo seus traços tradicionais. Atualmente quatro empresas estão trabalhando no prédio: a A-Quatro Engenharia que está trabalhando na restauração do Salão Nobre, do forro, piso e telhado termo-acústico, pela primeira vez instalado no Deodoro; a Imprecar que está instalando o sistema anti-incêndio e anti-pânico; a empresa Manuel Miguel dos Anjos Neto Serviços ME que está responsável pela retirada e troca dos carpetes e madeiras do Teatro, e a Plataforma Engenharia que iniciou os trabalhos há dez dias, no tocante a recuperação de toda área externa do Teatro Deodoro, bem como dos portões, portas e grades.




Os serviços no telhado já estão sendo concluídos ainda neste mês e só vem reforçar a previsão de reabertura do Teatro Deodoro ainda neste semestre, após quase três anos, nesta que já é tida como a maior e mais completa reforma já sofrida pelo centenário palco oficial do Estado de Alagoas. “Estamos fazendo um trabalho que é mais do que uma reforma, e sim uma grande restauração, onde a cores originais serão restabelecidas após um longo trabalho de prospecção”, esclarece Juarez Gomes de Barros, Diretor-Presidente da Diretoria de Teatros do Estado de Alagoas (DITEAL).



O teatro não para


Em 2009, o projeto Quarta no Arena apresentou 16 espetáculos teatrais selecionados, totalizando 32 apresentações, semanais, já que cada espetáculo foi encenado por duas semanas consecutivas. Foram 13 grupos que se apresentaram já que três deles tiveram dois espetáculos apresentados, cada. Este foi o quinto ano do projeto Quarta no Arena e teve um público total de aproximadamente 5500 pessoas.


“Estamos felizes com essa quinta edição do projeto, pois além de termos tido um grande público presente, tivemos várias estreias e a participação de vários grupos de teatro do interior do Estado, o que só enriquece o projeto”, explicou Alexandre Holanda, Diretor Artístico da Diretoria de Teatros do Estado de Alagoas (DITEAL), realizadora do “Quarta”.


Além do “Quarta” outro projeto “Instrumental no Arena” levou mais de 1500 pessoas nos 08 espetáculos de música instrumental. Os dois projetos estão garantidos na grade deste ano, bem como o Espaço Cultural Café da Linda, dedicado às artes visuais e que levou cerca de 2000 pessoas nas sete exposições realizadas em 2009.


“Precisamos que o público alagoano esteja preparado para uma grande festa repleta de produções locais de teatro. Nós, da equipe do Teatro Deodoro, faremos a nossa parte, esperamos que os artistas e os outros teatros de Alagoas também o façam, pois nesse ano em que o Teatro Deodoro comemora 100 anos, estamos fazendo de tudo para que o teatro alagoano recupere o tempo perdido com esse período em que permanecemos fechados, pois estaremos com o Teatro de Arena e o Deodoro em pleno funcionamento, para isso já estamos providenciando para que o “Arena” mantenha suas instalações aptas a oferecer aos artistas seu palco para demais produções”, finalizou Juarez Gomes de Barros, Diretor-Presidente da DITEAL.


O “Quarta” retornará em maio e em seguida virá o “Instrumental”, dentro das comemorações dos 100 anos do Teatro Deodoro, e a partir de maio serão divulgadas as ações e projetos que serão realizados no Teatro Deodoro após sua reabertura, que contará com espetáculos locais de destaque e grandes peças nacionais, marcando a importância deste centenário, além da realização do Encontro dos Teatros Monumentos do Brasil, pela primeira vez em Alagoas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário