terça-feira, 12 de outubro de 2010

Espetáculo Oní Xé a Áwuré estreou lotando Teatro Deodoro

Oní Xé a Áwuré estreou neste domingo e a festa foi até a Praça Deodoro
Já na terça (12) estará na Praça Santa Tereza, na Ponta Grossa

A estreia do espetáculo Oní Xé a Áwuré lotou no último domingo (10) o Teatro Deodoro com uma apresentação que emocionou a todos, sendo ovacionado ao final com uma grande confraternização entre os artistas e o público estendendo-se até a Praça Deodoro, deixando os jovens do elenco visivelmente emocionados e felizes. “Foi maravilhoso... quando o público começou a aplaudir antes mesmo do espetáculo chegar ao fim.. me senti muito emocionada.”, observou a jovem Priscila Graciele, uma das dançarinas do espetáculo.




Dirigido pelo dançarino, professor e coreógrafo Edu Passos o espetáculo, baseado na Lenda de Oxalufã, transcrita por Pierre Verger, é formado por jovens das escolas públicas de nossa capital, Alberto Torres, do bairro do Bebedouro e a Escola Estadual Professor Theonilo Gama, situada no bairro do Jacintinho, teve origem no projeto “Dança Afro-Brasileira nas escolas” premiado, pelo Ministério da Cultura, com o I Prêmio Nacional de Expressões Culturais Afro-Brasileiras, sendo o único na região nordeste, e que consistiu na realização de oficinas de dança afro onde aproximadamente 60 jovens frequentaram no período de maio a julho, e desde agosto vem acontecendo os ensaios para a montagem do espetáculo. No elenco estão 22 jovens.




A estreia no Teatro Deodoro foi o primeiro espetáculo no teatro após sua reabertura e mobilizou um grande número de pessoas, tanto que os convites chegaram ao fim, cinco dias antes. Mas quem não pôde ir ao Deodoro tem mais 5 oportunidades gratuitas de assisti-lo, já que o espetáculo, com duração média de 50 minutos, possui formato que se adapta a lugares abertos nas comunidades periféricas que tem difícil acesso aos equipamentos culturais ou até mesmo nunca tiveram a oportunidade de assistir a um espetáculo de dança. A maratona começa já a partir desta terça, 12 de outubro, Dia das Crianças, onde o grupo se apresentará na Praça Santa Tereza, na Ponta Grossa.




Edu Passos, que com 30 anos de carreira na arte da dança, mineiro, radicado em Alagoas, teve origem seu projeto O projeto concorreu na categoria dança, com 120 inscritos, que disputavam os prêmios de R$ 80 mil reais. Ao todo foram distribuídos R$ 1.100.000,00 para 20 projetos de três categorias artísticas com estética negra contempladas nesta edição: teatro, dança e artes visuais. O prêmio é uma iniciativa do Centro de Apoio ao Desenvolvimento Osvaldo dos Santos Neves (Cadon) e da Fundação Cultural Palmares, com patrocínio da Petrobras, por meio da Lei Rouanet, do Ministério da Cultura.


As oficinas tiveram como objetivo geral aproximar os participantes da linguagem artística da dança, trabalhando a expressão corporal e, como específico, formar multiplicadores para o ensino da dança afro-brasileira e teve sua metodologia baseada na relação entre a prática da dança e o processo reflexivo sobre o fazer. As aulas sempre foram intercaladas com leitura de textos e discussões provocadas pela Professora/Ms. Nadir Nóbrega, que é a Coordenadora Pedagógica do projeto e Diretora Cênica do espetáculo.






“Estamos muito felizes por esta receptividade, pois o espetáculo com o título de ONÍ XÉ A ÀWÚRE (Senhor que faz com que tenhamos boa sorte), baseado na Lenda de Oxalufã, transcrita por Pierre Verger, teve como preocupação montar o espetáculo na contemporaneidade... contando a lenda da história de Oxalufã (Oxalá), que queria visitar seu filho Xangô. Oxalá consulta o seu Babalaô, que diz para ele, que não era uma época boa para ele fazer aquela viagem, pois se fizesse ia lhe acontecer vários incidentes durante a viagem. Oxalá que era teimoso faz a viagem e acontecem vários aborrecimentos durante o percurso e ele acaba sendo preso no Palácio do seu próprio filho, Xangô. Xangô em uma consulta com o seu Babalaô, descobre que o homem que está preso no seu Palácio é seu pai, ele ordena que o soltem e prepara uma grande festa para Oxalá”, explica Edu Passos, que foi basatante parabenizado na noite de estreia.












O espetáculo conta com as participações do cantor Igbonan Rocha, além dos músicos Denivan Costa, Paulinho Keita, Roberi Verçosa, Cristiano Borge e Thiago Felipe.




Serviço:
Espetáculo Oní Xé a Àwúre
Baseada na lenda de Oxalufã, transcrita por Pierre Verger
Resultado do projeto “Dança Afro-Brasileira nas escolas” premiado com o I Prêmio Nacional de Expressões Culturais Afro-Brasileiras
Apresentações em praça pública:
- Apresentação dia 12 de outubro, (terça) na Praça Santa Tereza, na Ponta Grossa
- Apresentação dia 23 de outubro, (sábado) na Praça Lucena Maranhão, em Bebedouro
- Apresentação dia 29 de outubro, (sexta) no projeto Mirante Cultural, no Jacintinho
- Apresentação dia 30 de outubro, (sábado) no Alto do bairro de Ipioca
- Apresentação dia 06 de novembro, (sábado), na Praça Sebastião Elias (vizinho à Companhia da PM) no Clima Bom.
Todas as apresentações acontecerão às 20 horas.
Realização: Centro de Apoio ao Desenvolvimento Osvaldo dos Santos Neves (Cadon)
Parceria: Universidade Federal de Alagoas (UFAL) e Fundação Cultural Palmares
Patrocínio: Petrobras através da Lei Rouanet (Lei de Incentivo à Cultura), do Ministério da Cultura
Informações: (82) 9971-4281 / 3032-0489.




























Nenhum comentário:

Postar um comentário