quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

DVD da Banda de Pífanos Esquenta Muié está entre os premiados pelo MinC no Prêmio Culturas Populares 2009

A Banda de Pífanos Esquenta Muié está entre os premiados pelo Ministério da Cultura no Prêmio Culturas Populares 2009 - Edição Mestra Dona Isabel, pela iniciativa do DVD "Esquenta Muié – 30 anos de Pífanos em Alagoas”, lançado em 2008, numa produção e direção do Jornalista e Produtor Cultural Keyler Simões e que comemorou os 30 anos desta que é um dos grupos populares mais antigos do Brasil. A lista foi divulgada na manhã desta quarta-feira (03) e contém mais 12 ganhadores de Alagoas, dentre eles, Mestre Juvêncio - Juvêncio Joaquim dos Santos , da Chegança Cruzador de São Paulo, de Rio Largo, que é um dos fundadores da Associação de Folguedos Populares de Alagoas (ASFOPAL) e hoje é o Presidente de Honra da entidade.


“Estou muito feliz, porque sei da dificuldade que foi para lançar esse DVD sobre a nossa história... serve para mostrar as autoridades de Alagoas, que se não somos reconhecidos em nosso Estado, somos pelo Brasil”, desabafou Maestro José Cícero, da banda de pífanos Esquenta Muié.





O Prêmio, que tem investimentos de cerca de R$ 2 milhões do MinC, contemplou, nesta edição, 195 representantes das culturas populares brasileiras, entres mestres e representantes de grupos/comunidades informais e formais.

O Prêmio Culturas Populares 2009 homenageia a artesã ceramista do Vale do Jequitinhonha Dona Isabel Mendes da Cunha, e teve 2.833 iniciativas inscritas, 2.308 das quais foram habilitadas. As iniciativas vieram de todo o país, sendo assim distribuídas: 51% da região Nordeste, 30% do Sudeste, 8% do Sul, 7% do Norte e 4% do Centro-Oeste. Em relação à categoria, 1.159 projetos foram de mestres; 872 de integrantes de grupos/comunidades informais e 277 de integrantes de grupos/comunidades formais.



Os 195 prêmios, de R$ 10 mil cada, foram distribuídos entre 60 mestres e 135 integrantes de grupos/comunidades formais e informais. A Secretaria da Identidade e Diversidade Cultural concederá ainda um prêmio especial à Mestra Dona Isabel, homenageada nesta Edição do Prêmio Culturas Populares. A lista dos premiados foi elaborada seguindo-se a ordem decrescente da nota final obtida pelo candidato em cada categoria. A nota final é resultante da soma da pontuação atribuída de acordo com o Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDH-M) do município no qual a atividade foi desenvolvida, e das notas obtidas na avaliação dos quesitos.



Segundo a Presidente da ASFOPAL, Josefina Novaes: “Estamos muito felizes com o resultado, principalmente pelo prêmio ao Mestre Juvêncio, que é uma de nossas maiores referências da cultura popular de Alagoas”.

Premiados de Alagoas

1. José Leonídio da Silva (Zé da Pocilga), de Murici
2. Juvêncio Joaquim dos Santos (Mestre Juvêncio)
3. Antides Rodrigues de Lima (Antides da Rabeca)
4. José Tenório dos Santos (Mestre José Tenório)
5. Limoeiro de Anadia - Quilombo de Limoeiro
6. Banda de Pífanos Esquenta Muíe - DVD "Esquenta Muié – 30 anos de Pífanos em Alagoas”
7. Santo Amaro - Banda de Pífano Cultura Populares 2009
8. Comunidade de Bairro Vermelho - Pastoril Santa Maria Madalena
9. Baianas Virgem dos Pobres - Virgem dos Pobres
10. Comunidade Pé Leve - Reisado Santa Luzia
11. Pagode Tira Teima - Pagode Tira Teima, (do falecido Mestre Venâncio)
12. Mimo do Céu - Guerreiro Vielense Mimo do Céu
13. Banda de Pífano Santo Antônio


Um comentário:

  1. Bom dia.
    Gostaria de adquirir este dvd. E outros com pife. Pode ser cd.

    Entre em contato:
    trufasdaval@hotmail.com.

    Antecipadamente gratos.

    Mario & Val

    ResponderExcluir