segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Maceió - a prévia de um carnaval sem elite

Todos os anos é a mesma coisa: a prévia do carnaval em Maceió tem o Baile da Seresta da Pitanguinha, Vermelho e preto, Baile municipal, o desfile do pinto, Filhinhos da Mamãe, etc... e todos com um só discurso: "estamos resgatando a (o)..." Ora, que resgate é esse que não acontece nunca? Pois será que só temos prévia? Claro que não. Esse é o discurso dos foliões de nossa pseudo-elite que, para manter-se sem culpa nos carnavais de Recife, Olinda, Rio..., vem com essa prática bestial. Fazem toda uma movimentação na prévia do carnaval, para se satisfazerem e antes do sábado de carnaval já estão de malas prontas. Não acho que as prévias não sejam importantes, mas não são essenciais. Porque será que na periferia o carnaval acontece? Sem estrutura ideal, mas acontece. Acontece porque é feito por gente do povo, sem o apoio do poder público, praticamente voltado às prévias carnavalescas.
Faça um teste. Procure no carnaval, em Maceió, os foliões e diretores de blocos que saem nas prévias. Boa parte deles, senão sua totalidade, estará viajando para outros carnavais.
Se Estado e Prefeitura não se dedicarem a dar o mesmo apoio que dão aos blocos nas prévias, aos que saem durante o Carnaval, seremos eternamente uma cidade de prévias, justicativa de uma ocupação hoteleira dedicada ao descanso.
Será que não podemos ter prévias sem prejudicarmos o carnaval em si? Que coisa chata esse papo de resgate do carnaval de antigamente. Antigamente já acabou faz tempo. Não precisamos mais resgatar nada, precisamos fazer o hoje, até porque o carnaval de "antigamente" não eram as prévias, e sim o carnaval.
É muito bom ver os concursos de bois de carnaval, o desfile das escolas de samba etc... que acontecem nos quatro dias de folia, feitos pelo e para o povo, como o carnaval tem que ser.

Nenhum comentário:

Postar um comentário