quarta-feira, 17 de março de 2010

100 anos de histórias


Em 15 de novembro de 2010, o Teatro Deodoro estará completando 100 anos, e acredito que esse centenário só pode ser devidamente comemorado se seus personagens principais forem ouvidos. E quem são eles? Cada um de nós, que de alguma forma possui alguma história com este senhor de 100 anos. Por isso estou produzindo um livro repleto de histórias contadas por quem frequenta, frequentou, trabalhou ou qualquer outra coisa com o Teatro Deodoro. Para isto estou entrevistando e recolhendo depoimentos de atores, atrizes, diretores, músicos, produtores culturais, produtores de eventos, funcionários, ex-funcionários e público em geral que possuam qualquer história que ache interessante partilhar e tornar público, sobre o Teatro Deodoro. Vale qualquer história. Já temos histórias de fantasmas, shows marcantes, acidentes, visitas ilustres etc...


Por isso, gostaria de contar com a sua ajuda. Se você tem ou conhece alguém que tenha uma história ou uma passagem que inclua o Teatro Deodoro, favor nos enviar por este e-mail (keylersim@hotmail.com) ou me telefone até o fim do mês de maio. A previsão é lançarmos este livro em outubro. A Diretoria de Teatros do Estado de Alagoas (DITEAL) que é responsável pelo Teatro Deodoro também está produzindo um livro, mas com outra abordagem, mais histórica do prédio. Meu livro se propõe a construir um mosaico de história de cada um, para contar um pouco da história deste centenário.






Mais informações sobre o livro:


O livro “Teatro Deodoro - 100 anos de histórias” trata-se de um trabalho do jornalista e produtor cultural Keyler Simões, que vem fazendo e reunindo uma série de entrevistas com funcionários, ex-funcionários do Teatro Deodoro, artistas, produtores e público que contam diversas histórias vividas por eles ou “de ouvir falar”, num verdadeiro mosaico de depoimentos que visam contar a história deste monumento cultural de Alagoas e do Brasil.


O objetivo deste projeto é a produção de um livro com entrevistas e histórias com pessoas que tenham algum tipo de relação com o Teatro Deodoro – Palco Oficial do Estado de Alagoas, que em 2010, completa 100 anos de existência, um livro com fotos e histórias de artistas, produtores culturais, empresários, técnicos, funcionários, historiadores, púiblico ... pois a alma de todo teatro é justamente as pessoas que passam por ele e pretendemos com isso, fazer com que o público em geral tenha acesso a história deste símbolo da cultura de Alagoas, e que foi tombado pelo Estado em 14 de novembro de 2008. Para isso publicaremos, inicialmente, 1000 exemplares do livro que terá 20% de sua tiragem doados à bibliotecas no Estado. As entrevistas também serão gravadas em vídeo, em fitas MINi-DV.


Infelizmente, Alagoas, como boa parte o Brasil, peca pela imprecisão do registro de sua história e sobre o Teatro Deodoro, um prédio a se tornar centenário, praticamente não tem nada publicado sobre ele na nossa literatura e a população alagoana fica sem poder ter acesso à história que fez esse centenário palco alagoano o que esse projeto possibilitará, principalmente ao doarmos parte de sua tiragem à bibliotecas públicas em Alagoas e pelos vídeo gerados por essas entrevistas que serão doados.


Nada melhor que a história do Teatro Deodoro seja contada através de entrevistas com quem por ele passou, pois há muita curiosidade e fatos desconhecidas pelo grande público, como ex-Presidentes do teatro como Aurélio Buarque de Holanda e do Folclorista Théo Brandão.



Conto com cada um.

Nenhum comentário:

Postar um comentário