terça-feira, 16 de março de 2010

Mestre Verdelinho está com problemas de saúde

Amigos e amigas,


Devido ao estado de saúde precário, venho informar que o Mestre Verdelinho está precisando de ajuda. Em 2006, 20 dias antes de lançarmos eu primeiro CD, sofreu um AVC (Acidente Vascular Cerebral) ou o mais conhecido "derrame", que a princípio, se recuperaria bem, se tivesse se cuidado. Ia se recuperando razoavelmente bem, mas no ano passado foi detectado um câncer de bexiga a ser operado este ano, e em maio ou junho, também do ano passado, sofreu outro derrame que o deixou parcialmente paralisado, segundo seu filho Nildo. O fato é que nosso Mestre está de cama, muito desanimado e precisando de ajuda. Pessoas como Telma César e Gustavo Quintela o estão ajudando como podem, mas é preciso mais.


Em média ele precisaria de R$ 500,00 mensais para custear alimentação específica, tratamento com remédios e fraldas geriátricas, pois uma caixa de 12 a 14 fraldas só dá para dois dias, pois em uma noite ele tem que trocar até duas vezes de fralda.


Por isso estamos fazendo uma campanha para recolher fraldas geriátricas, alimentos e dinheiro para remédios. O Alexandre Holanda, Diretor-Artístico do Teatro Deodoro, está recolhendo donativos como as fraldas. Quem puder doar, favor fazê-lo. Alimentos e fraldas são os mais urgentes. Se puder doar os produtos, ao invés de dinheiro, melhor.


No final de abril, estaremos lançando a edição de 10 anos do Guia Ensaio e faremos um show de lançamento com parte da renda para o Verdelinho e em abril ou junho, um show específico para ele.


Em 2006, começamos a filmar um documentário sobre Verdelinho que foi paralisado devido ao AVC. Um dia antes do AVC foi nosso último dia de gravação (14 de outubro de 2006) e estava esperando ele se recuperar para continuar, mas pretendemos finalizá-lo neste ano para reverter a venda para ele.


Ajudem!!


Verdelinho é uma pessoa maravilhosa e uma das maiores referências de cultura popular de Alagoas.


Telefones para contato ou dúvidas:


Nildo (filho de Verdelhinho): 8808-5849


Alexandre Holanda: 8833-4085


Keyler: 9971-4281 / 8882-9828






Para quem não o conhece, aqui está um texto e fotos sobre ele:








Mestre Verdelinho


Mário Francisco de Assis, hoje com 68 anos de idade, logo foi batizado como Verdelinho, por ser um moleque pequeninho e “xoxinho”, já que todo cantador recebia um nome de passarinho. Verdelinho já participou de vários Cds, como o CD do Festival do Sesc, de 1999/2000 e “Trilha, Toada e Trupé”, do grupo A Barca. Além disso, já teve músicas gravadas por Comadre Florzinha e Wado. Seu filho Josenildo, com 24 anos de idade, o acompanha em suas apresentações dividindo o microfone e a batida do trupe. Seu outro filho Genilson, com apenas 10 anos, é a garantia que a experiência e talento do pai, terão continuidade, pois já canta diversas”peças” sozinho, além de também se apresentar com o pai coruja, esporadicamente. O trabalho de Verdelinho consiste em apresentação acompanhado de seu filho, Josenildo, cantando coco e emboladas na mais tradicional expressão folclórica alagoana. Sua apresentação é recheada de malabarismos com o pandeiro, instrumento indispensável ao Coco, além do improviso dos desafios, típicos das emboladas.



Com o pandeiro em mãos já passou por várias situações, como a de ter que dormir em cemitério. "Tudo porque quando havia as festas prá gente fazer as cantorias, acabava muito tarde e não tinha transporte de volta. A volta era a pé, e como era muito longe, a gente ficava pelo caminho e ia procurar um lugar prá dormir. Como sempre tava muito escuro, a gente não sabia muito bem onde deitava. Quando tinha aqueles cercadinhos, que a gente achava que era de roça, dormia por ali mesmo. Só no amanhecer é que a gente via que era os cercadinhos das covas dos defuntos, que muitas vezes, os restos dos mortos a gente fazia de travesseiro quando não via direito".



" Eu já cantei embolada, pagode (coco) e depois a viola, sempre me virava com um dos três, sem falar do Guerreiro que já fiz, mas não quero mais não, porque dá muito aborrecimento", destaca Verdelinho.


O CD UNIRVERSANDO


 Mestre Verdelinho é o caçula, de acordo com Keyler Simões, Jornalista e Produtor Cultural, Produtor e idealizador deste CD, e é um dos mais queridos e solicitados Mestres de Alagoas, viajando o país ministrando oficinas, além de realizar shows. Verdelinho também é uma grande influência para artistas e grupos novos, como Juarndir Bozo, e bandas como Poeira Nordestina, Dr. Charada e Dona Maria. Keyler lembra que Verdelinho foi o primeiro Mestre que foi capa do Guia Ensaio, em seu número de estréia em abril de 2000. O título “Unirversando” foi proposto por Jurandir Bozo: “Esse nome é uma referência a capacidade que Verdelinho tem em unir as pessoas, ao mesmo tempo em que é através de 'versos' que ele mostra sua capacidade criativa que rompe os limites do universo, como consta em muitas letras de suas músicas.” O CD foi gravado no início de outubro de 2006, deixando Mestre Verdelinho extremamente feliz e emocionado durante a gravação. O CD tem onze faixas em que Verdelinho canta acompanhado pelo seu pandeiro. Além disso, há 04 faixas-bônus, sendo uma versão feita pelo técnico do estúdio onde foi gravado o CD, Concha Acústica, e também músico, Dácio Messias, com efeitos sonoros, de “A masseira” e outras duas em que canta acompanhado pela sua viola. Há também uma faixa em que Verdelinho e seu filho Josenildo contam um pouco de sua história. A Direção Musical é de Jurandir Bozo e Produção Executiva de Keyler Simões.

No mesmo ano o CD foi premiado pelo Ministério da Cultura pelo Prêmio Culturas Populares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário