segunda-feira, 22 de março de 2010

Paripueira comemora o Dia Mundial do Teatro e Nacional do Circo



A Casa da Cultura de Paripueira (ABEVILA) em parceria com a Cia Teatral Ambrosina Maria da Conceição (nome verdadeiro da eterna Miss Paripueira) realizam no próximo sábado (27) evento em comemoração ao Dia Mundial do Teatro e Nacional do Circo, com uma programação que consiste em performances, monólogos e declamação de poesias, e acontecerá a partir das 19h, com entrada gratuita, no Paripueira Praia Clube, defronte à Casa da Cultura.


Segundo o ator e diretor de teatro local, e um dos organizadores do evento Marcos Tabbica: “Temos que comemorar, pois atualmente vivemos um momento muito bom para a produção cultural em Paripueira”. “Nosso objetivo é o de fomentar cada vez mais a produção artística em nosso município, porque temos muitos talentos que, por falta de oportunidade, são perdidos, e tanto a Prefeitura de Paripueira como a Casa da Cultura pretendem dar todo o suporte para que esta produção cresça e se desenvolva”, declarou Juan Maurer, Secretário de Turismo do município.


Programação


19:00 – Abertura com apresentação de vídeo em homenagem ao teatro


19:30 – Peformance: “Sou palhaço” , da Cia. Teatral Ambrosina


- Peformance: com o grupo “MTACT” da UFAL


- Monólogo: “Alma Gêmea” com Allan Play


- Monólogo: “Definição” com Maria Amanda


- Declamação: “Quantas vezes” com Cleverson


- Peformance: com MTACT da UFAL


- Monólogo: “Declaração” com Luca Magrão


- Declamação: “Hoje infinitamente” com Mayara


- Poesia: “Naqueles tempos” com Marília


- Poema: “Experimente outra vez” com Luma


- Monólogo: “Vida?!” Com Rayane


- Peformance: MTACT da UFAL


- Peformance: Monólogo: “Autodestruição” com Deweson


- Peformance: “Artistas” com a Cia. Teatral Ambrosina Maria da Conceição




Criação do Dia Mundial do Teatro


Em 1961, em Viena, aquando do 9º Congresso Mundial do ITI (Instituto Internacional do Teatro - uma organização não governamental criada pela UNESCO), foi criado o dia Mundial do Teatro. Celebra-se a 27 de Março este dia, desde o início da temporada de 1962 do Théatre des Nations, em Paris.


Criação do Dia Nacional do Circo


O circo moderno surgiu na Inglaterra. O oficial Philip Astley, da Cavalaria Britânica, inaugurou o Astley's Amphitheatre em 1770, o qual apresentou a estrutura que os circos utilizam até hoje, com um picadeiro central e uma arquibancada. A principal atração era um espetáculo com cavalos, mas Astley logo contratou saltimbancos, malabaristas e palhaços. O apresentador do show era o próprio Astley, surgindo então a figura do mestre-de-cerimônias.


No Brasil, os circos apresentavam uma estrutura teatral. Sua introdução deve-se às famílias ciganas que, com suas tendas, atraíam espectadores para suas apresentações. O espetáculo do circo-teatro era dividido em duas partes. A primeira era tradicional, com malabaristas e mágicos. A segunda introduzia o teatro, apresentando peças, em sua maioria cômicas. Esse estilo de circo predominou durante quase um século, colocando os brasileiros em contato com as artes cênicas.


O picadeiro ficou conhecido como o berço do teatro brasileiro. O maior expoente desse teatro cômico que começava a dar os seus primeiros passos foi o palhaço Piolin. Seu nome era Abelardo Pinto; nasceu em Ribeirão Preto, São Paulo, em 27 de março de 1897. O Dia Nacional do Circo foi instituído em sua homenagem, devido a seu trabalho pioneiro na introdução do circo e das artes cênicas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário